Clique nas imagens para ampliar
A melhor opção em controle de manutenção de frota para sua empresa.
Toda empresa que tenha uma frota precisa ter um bom controle de manutenção de frota, qualquer que seja o perfil de sua frota.
Tipos de frotas:
- Frotas de caminhões.
- Frotas de ônibus.
- Frotas de veículos leves com usuários fixos.
- Frotas de veículos leves que operam em pool (Atendem muitos usuários, conforme a demanda).
- Frotas distribuídas por várias cidades, filiais, depósitos, fábricas, obras, etc.
- Frotas de empresas com manutenção própria.
- Frotas de empresas com manutenção terceirizada.
- Frotas de empilhadeiras.
- Frotas agrícolas.
- Frotas de empresas de construção civil.
- Frotas de benefícios.
- Frotas de locadoras de veículos
- Frotas que se encaixam em uma ou mais das condições acima.
O que vai variar de um perfil de frota para outro é o tipo de controle de manutenção de frota necessário para atender as peculiaridades de cada empresa.
Para fazer um bom controle de manutenção de frota é fundamental contar com um bom sistema informatizado de gestão, ou seja, a empresa precisa ter um bom sistema para controle de manutenção de frota.
Características fundamentais de um software para controle de manutenção de frota.
- Flexibilidade.
- Maturidade.
- Riqueza de recursos.
- Carteira de clientes.
- Aderência às necessidades atuais e futuras da empresa.
- Possibilidade de integração com outros sistemas próprios ou sistemas externos.
Caso a empresa tenha manutenção interna, o controle de manutenção de frota deve gerenciar as oficinas próprias, ter um controle de almoxarifado e compras e permitir fazer apontamento da mão de obra de mecânicos, borracheiros, eletricistas e demais profissionais da oficina.
No caso de manutenção terceirizada, o controle de manutenção deve permitir cadastrar fornecedores, enviar ordens de serviço para os fornecedores eletronicamente, controlar custos, prazos de execução, garantia de peças e serviços, históricos das manutenções realizadas, etc.
O sistema de controle de manutenção de frota deve fazer estatísticas dos defeitos registrados nos veículos, sua causas e soluções.
Estas estatísticas devem ser geradas para cada veículo individualmente, por grupos de veículos, por fabricantes/modelos, por unidade da empresa, etc.
No caso de problemas de manutenção ocasionados por falha do condutor deve existir controles de ressarcimento dos valores para a empresa, ou seja, desconto dos valores dos condutores conforme as regras estabelecidas na política de frota.
Se a empresa for locadora de veículos deve existir um controle do ressarcimento dos valores de manutenção corretiva que são de responsabilidade dos clientes.
Muitas empresas hoje têm contratos de manutenção com os fabricantes dos veículos. O controle de manutenção precisa acompanhar os itens de manutenção cobertos pelos contratos e os não cobertos, bem como todo o histórico das manutenções realizadas.
No caso de frotas agrícolas, de construção civil e de empilhadeiras, as manutenções têm que ser controladas pelos horímetros das máquinas e equipamentos e no caso de veículos pesados é fundamental ter um bom controle de pneus.
São necessários diversos KPIs (indicadores chaves de performance) para auxiliar os gestores no gerenciamento da manutenção e na tomada de decisões.
Conheça o SISTEMA PRODUSOFT DE GESTÃO DE FROTAS que atende todas estas necessidades do controle de manutenção de sua frota e muito mais.
Para saber mais sobre Controle de manutenção de frota
Ligue para (11) 3086-0190 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!