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PROGrama para controle de frota de caminhão - Saiba investir.
Controlar frota de caminhões e frota de veículos leves parece ser a mesma coisa.
Porém nos caminhões, pelo alto custo de aquisição e operação, diversos controles devem ser muito mais rigorosos.
E como todos sabemos que os problemas estão nos detalhes, um programa para controle de frota de caminhão deve ter funcionalidades que não seriam necessárias para controle de veículos de passeio.
Um programa para controle de frota de caminhão pode gerenciar bem uma frota de veículos leves, mas um programa projetado para controlar veículos leves pode não atender quando a frota possuir caminhões.
O principal exemplo são os pneus.
Um programa para controle de frota de caminhão deve ter um módulo de controle de pneus que permita rastrear todo o ciclo de vida de cada pneu, desde a aquisição, utilização, reformas, baixas e destinação final das carcaças.
No caso dos veículos leves é raro ocorrer reformas de pneus e podemos tratar os pneus apenas como mais um item de manutenção, sem controles exclusivos e detalhados para os mesmos.
Outro tópico relevante nos caminhões são os lubrificantes.
Os caminhões possuem mais compartimentos que utilizam lubrificantes, como por exemplo o diferencial. A quantidade de litros utilizados é maior e existe também o processo de remonta de lubrificantes do motor.
Todo motor diesel baixa óleo de motor que deve ser completado periodicamente e este processo é chamado de remonta. A quantidade de óleo que está baixando em relação a quantidade de litros de óleo diesel consumidos é um indicador importante da saúde do motor do caminhão e deve ser monitorado.
Outra particularidade dos caminhões é a questão do ARLA 32.
Na realidade é uma questão dos motores a diesel de caminhões produzidos a partir de 2012. Como no Brasil é proibido fabricar veículos de passeio à diesel o ARLA 32 não é utilizado por frotas de veículos leves.
O ARLA 32 é um reagente químico utilizado para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio dos gases de escapamento dos caminhões a diesel.
É utilizado na razão de 5 % do consumo de óleo diesel, ou seja, para cada 100 litros de óleo diesel consumido o caminhão consome 5 litros de ARLA 32.
O programa para controle de frota de caminhão deve controlar tanto os abastecimentos de ARLA externos quanto os realizados em instalações da própria empresa.
No caso de Arla 32 utilizado internamente, o programa para controle de frota de caminhão deve também controlar o estoque e as compras do mesmo.
Além disto deve ter relatórios que permitam avaliar o percentual de consumo efetivo de ARLA 32 em relação aos litros de óleo diesel consumidos.
Caso este percentual não esteja dentro dos parâmetros esperados o veículo pode estar com algum problema mecânico com consequente emissão de poluentes acima dos limites permitidos.
Isto pode acarretar multas para a empresa.
Conheça o programa para controle de frota de caminhão da PRODUSOFT e tenha todos estes itens sob controle.
Para saber mais sobre Programa para controle de frota de caminhão
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